A PBT EU (Playbox Technologies Europa), membro da IABM, tem o gosto de confirmar a instalação de um sistema Profuz LAPIS no “Jornal do Centro”, em colaboração a Pantalha, parceiro de distribuição em Portugal. O “Jornal do Centro” selecionou a solução Profuz LAPIS para centralizar os seus processos de gestão de negócio, para toda a sua organização, de forma a ajudar na gestão e centralização de conteúdos, assegurando a qualidade e a conformidade em playout e broadcasts.
A Profuz LAPIS é uma plataforma de gestão de processos de negócio e gestão de informação global, que foi desenhada para a criação de módulos que se adaptam a todo o tipo de estrutura de negócios, incluindo as mais complexas. Conecta de modo eficiente, todos os pontos de interação com os quais as empresas interagem, incluindo mais que uma empresa, outsourcing, parcerias, fornecedores e clientes, ao mesmo tempo que se adapta às necessidades da organização.
A capacidade remota da Profuz LAPIS revelou-se uma ferramenta extraordinária nestes tempos igualmente extraordinários. Um bom exemplo de como a LAPIS tem ajudado equipas na crise atual é o facto de que as pessoas conseguem aceder ao sistema a partir de casa. Isto resulta na redução do número de pessoas que trabalham no escritório, o que é uma prioridade para muitas empresas atualmente.
A LAPIS tem tornado as coisas mais fáceis para as equipas, permitindo que a maioria dos utilizadores trabalhem de forma remota e segura a partir de casa, sem a necessidade de ter que configurar um VPN ou linha dedicada para os seus servidores.
Como a maioria dos jornais nesta era digital, o “Jornal do Centro” tem tido que adaptar-se e expandir para novas formas inovadoras de gestão, dada a crescente busca de conteúdos digitais que possa chegar a audiências em massa, por meio de canais digitais. O “Jornal do Centro” criou também um website dedicado e a sua própria WebTV, onde gerem e distribuem o conteúdo por eles produzido. Para possibilitar publicações nestas várias plataformas, foi necessário implementar um sistema eficiente de gestão centralizada, por meio da qual, vários departamentos diferentes poderiam trabalhar juntos e reunir todos os conteúdos num só lugar. Os itens que podem ser centralizados na LAPIS incluem vídeos, imagens, páginas de jornal, ficheiros editáveis de Photoshop, áudios de voice-over e muito mais.
A eficiência do sistema LAPIS já está a ajudar equipas a organizar o fluxo de notícias. Quando a equipa de jornalismo do “Jornal do Centro” cria uma notícia para um jornal, por exemplo, os seus editores online podem utilizar esses mesmos conteúdos na versão web, que será o equivalente digital dessa mesma notícia, por terem acesso aos mesmos conteúdos que se encontram todos centralizados.
Em 2019, quando “Jornal do Centro” explorava diferentes tecnologias, a PBT Europa, em parceria com a Pantalha, apresentaram a solução Profuz LAPIS. A instalação do sistema foi um sucesso e teve lugar nas instalações do jornal com o apoio dos técnicos da Profuz Digital LAPIS e da Pantalha, tendo sido seguida de uma formação para utilizadores.
De momento, as equipas da Pantalha e da LAPIS estão a dar apoio na configuração do sistema para adaptar-se às necessidades que naturalmente surgem quando os utilizadores começam a utilizar o sistema. O Jornal do Centro estará a usar todo o potencial do sistema nos próximos meses e a equipa encontra-se muito satisfeita com as vantagens que o sistema LAPIS está a apresentar.
O arquiteto de soluções e técnico de suporte, Pedro Jervis, confirmou que “após a análise da informação fornecida, o “Jornal do Centro” decidiu avançar com o sistema Profuz LAPIS por vários motivos. Primeiro, a interface intuitiva e as características para gestão de acessos dos utilizadores da LAPIS, em conjunto com a sua funcionalidade de CRM tornaram o produto mais apelativo. Em segundo lugar, eles também ficaram impressionados com a abertura da equipa da Profuz LAPIS para desenvolver funcionalidades específicas e únicas para um determinado cliente. Terceiro, eles consideraram que ter a equipa de suporte da Pantalha à sua disposição, era uma grande vantagem. Para além destes, eles identificaram outros motivos que os levaram a gostar tanto do sistema, destancando-se ainda a qualidade excecional do sistema, aliada ao valor excecional do preço que foi um ponto positivo adicional nesta avaliação. Todos estes fatores juntos foram o que os convenceu."
O CTO da Profuz Digital, Kamen Ferdinandov considera que “o Jornal do Centro providencia um serviço de grande valor e é um orgulho para a Profuz LAPIS poder ter uma parte integral em ajudá-los a atingir os seus objetivos, especialmente durante esta fase de crise, na implementação da funcionalidade de acesso remoto.”, dizendo ainda que “Do ponto de vista de uma equipa que sempre coloca os clientes como primeira prioridade, valorizamos profundamente a relação que temos com o nosso parceiro de distribuição, a Pantalha e com o cliente “Jornal do Centro”, que estão posicionados na região para contribuir para os resultados de desenvolvimento na sua região.”
“Como um dos mais conceituados distribuidores de tecnologia na indústria de broadcast em Portugal, a Pantalha é um parceiro forte nesta região,” adiciona o CEO da PBT EU, Ivanka Vassileva. “Com um foco nas soluções que ajudam os clientes a atingir os seus objetivos, a Pantalha marca uma forte presença no mercado, pelo conhecimento técnico que tem dos nossos produtos. Para nós é um prazer vermos que o Jornal do Centro está a usar e a desfrutar dos benefícios que a solução Profuz LAPIS traz a uma organização da sua dimensão e abrangência.”