A Empresa de Meios ÁudioVisuais, parte do grupo Media Capital, opera no mercado Ibérico desde a sua inauguração em 2001, sendo responsável pela manutenção do parque de equipamentos do grupo, aluguer de equipamentos para os mercados nacionais e internacionais e ajuda à produção de vários programas de entertenimento e desporto nacionais.
Recentemente, por via de operações e alterações logísticas nos seus meios, a EMAV notou à Pantalha a necessidade de converter um carro de exteriores numa régie temporária nas suas instalações, onde apesar de conseguirem reaproveitar diversos equipamentos existia a necessidade de substituir alguns outros a chegarem ao final da sua vida - nomeadamente a solução de Multiviewers existentes.
Depois de diversas reuniões para tentar melhor perceber os requisitos e as necessidades, a Pantalha decidiu que a solução mais vantajosa para o cliente seria uma matriz de vídeo Ultrix, cujos Multiviewers estão integrados dentro da própria matriz - permitindo que o cliente tire proveito de todas as entradas e saídas da matriz poderem estar disponíveis múltiplas vezes em cada cabeça de multiviewer, e dessa forma poupando espaço de rack, consumo de energia, cablagem e gestão e operação de múltiplos equipamentos. Numa única frame de 2RU, a EMAV tem disponíveis 64x64 sinais, com 6x cabeças de multiviewer integradas que distribui para as várias salas de controlo de realização, controlo de imagem, áudio e produção. Tirando vantagem das funcionalidades integradas da Ultrix, da EMAV avançou também com a aquisição de um SFP MADI, que permite a transmissão e receção de 64 canais de áudio MADI para embeber e desembeber na própria matriz - o que mais uma vez permite uma economia de espaço, equipamento, cablagem e operação. A integração com a atual consola de áudio ficou muito simplificada, todo o áudio a desembeber das fontes da matriz podem ser enviados para a consola, e as misturas finais e sinais auxiliares da consola retornam à matriz para serem embebidos das respetivas fontes ou destinos da matriz.
Em adição a esta solução, existia também a necessidade de substituir o equipamento de intercomunicação, nomeadamente a matriz e os painéis de régie - com a condição de que a solução escolhida teria que integrar facilmente com toda a solução de intercom analógica presente no resto das instalações, nomeadamente as soluções de beltpacks sem fios. O desafio passaria também por integrar com os múltiplos pontos de intercom em toda a infraestrutura da EMAV, e não apenas para a nova régie temporária.
A Pantalha em parceria com a RTS, rapidamente se chegou à frente com a solução ideal para estes requisitos - a matriz RTS ODIN. Com uma frame de apenas 1RU, a ODIN tem a capacidade de rotear até 128 canais de intercomunicação, com um máximo de 16 canais analógicos 4-fios. Desta forma, a ODIN é a solução ideal para integrar equipamento analógico, mesmo de outros fabricantes, e misturá-lo com as soluções digitais RTS - nomeadamente os painéis RTS KP-4016.
No entanto, a EMAV, pelo parque grande de intercom que possui, necessitava de integração de 24 canais analógicos 4-fios. A ODIN, mais uma vez, revelou-se a solução ideal pela sua capacidade de interligação entre várias unidades ODIN de forma transparente. Assim, a Pantalha ofereceu uma solução de 2x frames 1RU, permitindo ao cliente integrar os seus 24 canais de intercom analógicos existentes com os paineis digitais RTS como uma única matriz de intercomunicação, estando todos os sinais de entrada disponíveis em todos os destinos de ambos os equipamentos.
Conheça melhor estes equipamentos:
Agosto, 2023