RTC – Rádio Televisão de Cabo Verde migra para HD
Parte 1: Informações Gerais
Projeto: Para a televisão nacional cabo-verdiana, TCV, parte do grupo Radio e Televisão Cabo-verdiana RTC, estava na altura de fazerem a importante passagem de qualidade de broadcast de SD para HD.
Fundada em 1997, a RTC fez a alteração da sua infraestrutura do analógico para o digital há mais de 11 anos. Sentia-se então a necessidade de modernizar as suas instalações, os seus conteúdos e a sua transmissão. Se por um lado a necessidade existia pelas equipas locais de renovar e fortalecer os seus equipamentos, por outro, a exigência e o orgulho dos telespectadores nacionais e internacionais na sua televisão nacional aumentavam também o carecimento desta renovação.
Parte 2: O Desafio
Com vista a este projeto, assentava a necessidade de renovar e melhorar o sistema de Redação de Notícias, ainda assente no antigo VSN News, com a total integração do novo sistema na versão mais recente e atual do sistema de gestão e catalogação da VSN. Mas de forma a poderem explorar os conteúdos já produzidos em HD, seria necessário renovar toda a infraestrutura atual, que restringia o trabalho dos conteúdos e a sua transmissão em SD. No entanto, os workflows teriam de se manter os mais semelhantes aos anteriores, de forma que a transição fosse o menos constrangedora para a operação diária da estação televisiva.
Com produções bi-diárias de Jornais de Notícias e várias outras produções diárias em estúdio, era absolutamente crucial que a transição fosse feita de uma forma coerente e que afetasse o trabalho diário dos vários departamentos da estação, o menos possível. E a integração com equipamentos existentes teria de ser assegurada de uma imprescindível.
Quando a Pantalha foi consultada para este desafio, foi identificado como um projeto de uma enorme responsabilidade e desafios, mas que foi acolhido imediatamente como um projeto-chave no contínuo desenvolvimento e crescimento da empresa. Desde o desenho da solução, às parcerias com fornecedores e associados, aos concursos e negociações, ao fornecimento e execução, este projeto de longa-duração foi agora completado com sucesso – e aproveitamos agora para agradecer e felicitar todos os intervenientes do mesmo.
Parte 3: A Solução
Com uma verdadeira experiência multi-fornecedor, a Pantalha centrou-se em dois dos seus principais parceiros para o que poderá ser considerado o “core”, o centro, do sistema.
Por um lado, a VSN forneceu a maioria das soluções de workflows de software que permitem o bom funcionamento de uma estação de televisão – o sistema de gestão de conteúdos (MAM + PAM – VSN Explorer), os sistemas de Servidores de Vídeo para ambos os estúdios e o sistema de Playout final de Continuidade (VSN ONETV), que incluem também funcionalidades de grafismos CG. Via a VSN foram também fornecidos os equipamentos de storage e arquivo para catalogação de curta e longa-duração respetivamente. Adicionalmente, para o Ingest foi fornecido ainda um servidor de 6 canais para gravação interna dos vários conteúdos do sistema.
Por outro lado, a Ross forneceu a maioria dos equipamentos de infraestrutura, que permitiam a maior flexibilidade e as mais recentes funcionalidades disponíveis para HD, deixando a RTC já preparada para uma eventual futura transição para o 4K, sem necessidade de substituição destes equipamentos. Desde a poderosa matriz de vídeo Ultrix com multiviewers integrados, às flexíveis mesas de vídeo Carbonite, ao sistema de Redação de Notícias Inception, a RTC possui agora uma infraestrutura mais robusta, flexível e de simples operação. Para além destes equipamentos, a Ross forneceu ainda o Master Controller de Continuidade e os Relógios de Estação SRG-2200.
No que diz respeito às redes, a Pantalha contou com um parceiro local, para providenciar uma renovação de cablagem, pontos de rede e switches por toda a estação, com configurações que permitem o acesso local aos sistemas relevantes, a integração com redes corporativas já existentes, e preparado para o acesso remoto dos colaboradores internacionais da RTC num futuro muito próximo.
Para dar resposta a outros workflows, a Pantalha contou ainda com o Direkt Router da Intinor para receção de todas as contribuições internas e externas via IP, eliminando a necessidade de utilização dos diversos equipamentos anteriores e centralizando dessa forma todos os sinais IP num único equipamento.
Para a fácil comunicação entre os vários pontos do sistema, contámos com o nosso mais longo parceiro - a RTS Intercoms - e a sua inovadora matriz digital ODIN, que permite que todos os pontos de intercomunicação possam comunicar entre si, e até integrar equipamentos já existentes via ligações 4-fios.
Os sistemas de teleponto foram fornecidos pelos nossos parceiros Portaprompt, com a excelente solução Quasar e o software WinDigi e as consolas de áudio são Midas M32 e não podemos deixar de salientar o excelente trabalho da Gift que tratou de toda instalação de bastidores e equipamentos, cablagem e suporte técnico neste projeto.
“Acredito que apesar de todos os desafios e constrangimentos que tivemos de superar, a conclusão bem-sucedida do projeto deve-se a todos os intervenientes, quer do lado da Pantalha e seus parceiros, quer do lado da RTC que fez também muitos esforços durante este projeto. Mas a verdade é que o aumento de qualidade no produto final que a RTC entrega em casa da sua audiência, valeu o trabalho árduo de todos, e estamos todos muito orgulhosos deste projeto. Continuamos a trabalhar para aumentar (ainda mais!) a qualidade do trabalho da Pantalha, e manter a confiança que os nossos clientes depositam no nosso trabalho” – Pedro Jervis, Gestor de Projeto da Pantalha.
Assista ao “Behind the Scenes” deste projeto:
Julho, 2023