FUEL TV alia-se à Pantalha e GoRate para uma emissão mais interativa.
Desta vez foi a Pantalha e a GoRate que desafiaram um dos seus clientes -o canal de desportos de ação FUEL TV - a experimentarem uma inovadora solução que permitisse que os seus espectadores participassem ativamente na emissão dos seus programas.
Depois da anunciada parceria entre a Pantalha e a inovadora tecnologia da GoRate, restava encontrar o cliente certo para introduzir uma das mais interessantes soluções de interatividade do mercado. O FUEL TV surgiu como um User Case natural, dada a sua já existente interação com a sua audiência, nomeadamente durante as etapas do Circuito Mundial de Surf que transmitem em direto e em exclusivo.
Até aqui, o FUEL TV utilizava uma ferramenta de extração de comentários no Facebook e Instagram para colocar no ar perguntas que a sua audiência fazia durante a emissão destes eventos. Com a ferramenta da GoRate, o broadcaster expandiu as suas possibilidades de interação, através de códigos QR disponibilizados pela GoRate.
Estes códigos QR permitem ao canal definir uma série de perguntas em formato de formulário, existindo a possibilidade de serem formatadas para respostas de “Sim/Não”, “Classificação de 0 (zero) a X”, “Listas com opções” e “Caixas de Comentários”. Depois de colocado no ar, os telespectadores fazem simplesmente o scan do código através das câmaras dos seus smartphones onde terão acesso à WebApp que lhes permite enviar as suas respostas.
Numa perspetiva técnica, a solução é igualmente simples. O FUEL TV tem acesso a um backoffice da solução que permite fazer a gestão das perguntas e dos comentários, assim como gerar os grafismos personalizados com os dados das respostas da audiência, que pode depois colocar no seu feed de forma a que audiência sinta a validade do seu voto e/ou comentário. Estes grafismos podem ser gerados em formatos TV e/ou redes sociais, para facilmente integrarem com todas as plataformas necessárias do broadcaster.
Após o sucesso da solução na etapa Corona Open México da World Surf League, com mais de 2500 telespectadores a acederem ao código QR, dos quais mais de 90% participaram ativamente e mais de 65% deixaram os seus comentários, o FUEL TV voltou a apostar nesta solução para as finais masculinas e femininas da Liga Mundial de Surf que definiram os campeões do ano 2021. Com o sucesso da etapa anterior, o FUELTV conseguiu angariar novos patrocinadores para as finais que resultaram no dobro dos comentários deixados na plataforma. De notar que a etapa final foi de apenas 1 dia, comparado com os 3 dias da etapa anterior.
“A participação superou todas as expectativas e a interatividade entre o público e os comentadores foi absolutamente incrível”, salienta Ricardo Rosa, Co-Founder da GoRate, um dos parceiros responsáveis pelo desenvolvimento do projeto em conjunto com o FUEL TV. Gonçalo Madeira, CTO do FUEL TV acrescentam: “A simplicidade da ferramenta é uma mais valia para qualquer produção ao vivo, e a interatividade com a audiência, um dos maiores focos do FUEL TV, foi um grande sucesso. Estamos entusiasmados em continuar esta parceria com a GoRate e a Pantalha!”
Com possibilidades de Giveaways, Powered By’s, Landing Pages e até anúncios diretamente inseridos na aplicação, para além da mais valia tecnológica que a GoRate transporta para o broadcaster, permite ainda a rentabilização da solução através da visibilidade que confere a sponsors da plataforma e com isso, criar um meio adicional de receitas que supere o próprio investimento na plataforma permitindo aos seus clientes angariarem mais e novos patrocinadores que queiram alcançar a audiência de uma forma mais direta. Tudo isto numa plataforma verdadeiramente personalizável para cada marca.
Para conhecer melhor esta solução, contacte-nos!