Parte 1: Informações Gerais
Projeto: A rápida expansão internacional do FUEL TV exigia um sistema completo capaz de gerir programação, arquivo de conteúdos media e ter recursos de channel-in-a-box para transmissão.
O FUEL TV é um canal de televisão digital por cabo e satélite português, focado principalmente em desportos de ação, mas também na cultura jovem, música e arte. O canal foi originalmente lançado em 2003 pela FOX e chegou a Portugal em 2007 através de um acordo de representação com a empresa portuguesa FLUID Youth Culture SA, que mais tarde mudaria o seu nome para FUEL TV EMEA, à medida que os negócios foram expandindo para mais de 40 países naquela região, no início de 2010. O canal foi adquirido pela FUEL TV EMEA em 2014 e continuou a sua expansão internacional até hoje, onde atualmente está disponível em mais de cem países da Europa, Ásia, Oceânia, África e América Central, atingindo mais de 200 milhões de residências.
Parte 2: O desafio
O FUEL TV estava originalmente à procura de uma solução de arquivo de conteúdos, visto possuírem muitos anos de conteúdos para arquivar e catalogar.
Além disso, também procuravam reduzir a complexidade dos seus fluxos de trabalho habituais e automatizar o maior número possível de processos, melhorando a contribuição de conteúdos e a sincronização entre arquivo, tráfego e reprodução. Portanto, a solução necessitaria de integrar o ambiente de produção, renovar o sistema de armazenamento e desenvolver uma solução personalizada de tráfego e reprodução capaz de lidar corretamente com a sua crescente expansão internacional através de quatro canais diferentes: FUEL TV Portugal, FUEL TV EMEA, FUEL TV APAC e FUEL US.
"Quando contactámos a Pantalha para a implementação de um novo sistema, o FUEL TV estava a expandir as suas operações para novos territórios e como tal necessitávamos de uma solução que nos permitisse agilizar a entrega do sinal em vários pontos do mundo, preferencialmente sob IP, de forma a preparar também entregas para plataformas digitais (OTT).
As novas feeds trouxeram também uma necessidade de cooperação maior entre os nossos departamentos de transmissão e programação, pelo que uma solução completa, integrada e o mais autónoma possível era fundamental.
Visto que o FUEL TV já contava com duas feeds, sendo uma delas internacional, a transição entre soluções teria de ser feita com o mínimo impacto possível, e com redução sobre o numero de equipamentos a instalar, assim sendo, os equipamentos da VSN OneTV, CreaTV e VSN MAM foram a solução ideal para as nossas necessidades, não só nos permitiram escalar o numero de feeds a entregar, como reduzir o numero de equipamentos nas nossas instalações."
Eduardo Ribeiro - Head of Technical Operations
Parte 3: A Solução
Playout
A gestão de quatro canais simultâneos com entradas e saídas de sinal por IP foi inicialmente um grande desafio para uma solução sólida de reprodução, mas após vários testes, foi possível instalar um sistema VSNOneTV com uma configuração compacta num único servidor e uma unidade de backup. Dois canais podem ser ingeridos simultaneamente enquanto quatro deles vão para o ar, com grafismos e opções de automação e armazenamento interno de 12 TB.
O FUEL TV também exigiu outras funções quer standard, quer personalizadas nos recursos do OneTV que foram adicionadas ao sistema posteriormente: por exemplo, perfis diferentes para utilizadores, código de cores para conteúdo, dois contadores de tempo diferentes - um para Lisboa e outro para onde o conteúdo estava a ser transmitido.
Além disso, o módulo VSNOneTV também foi personalizado para fornecer legendas abertas, além de permitir que o FUEL TV distribuísse o seu conteúdo rapidamente para diferentes plataformas, sistemas CMS e WEBTV, além de redes sociais e YouTube em particular, onde o canal está mais ativo.
Tráfego
O FUEL TV transmite o mesmo conteúdo para quatro canais diferentes, adaptando a sua programação e os anúncios para cada área (Portugal, União Europeia, APAC e EUA). Para gerir o tráfego com eficiência, o VSNCrea simplificou o processo, criando playlists e opções de criação de conteúdo para os quatro, mas também permitindo copiar agendas entre canais diferentes sem duplicar o conteúdo, pois eles tinham o mesmo ID e podiam ser replicados, facilitando a programação.
Quanto às produções próprias e de terceiros do canal com licenças de transmissão anexadas, o Crea também incluiu funcionalidades de licenças para gerir o número disponível de execuções, bem como a opção de agendar repetições automáticas de determinados programas, lidando com licenças com apresentações e datas de transmissão ilimitadas, mais de um formato e relatórios de EPG que ajudaram a melhorar a eficiência da programação do Fuel, e analisando todos os conteúdos ativos incluídos na lista de reprodução, todas as ordens de aquisição e uma comparação entre os resultados de produções próprias e externas.
E, embora anteriormente houvesse mais utilizadores ocupados na programação de conteúdos, a natureza do Crea permitiu automatizar as ações de tráfego mais necessárias e simplificar e aprimorar o trabalho envolvido no processo.
Arquivo
O FUEL TV queria gerir todo o arquivo de conteúdos para criar fluxos automáticos e ter um rápido sistema de Video-On-Demand disponível. O ponto de partida não era um sistema centralizado, mas mais de 100 TB de informações armazenadas em sistemas NAS ou discos rígidos externos, sem uma base de dados central ou uma organização formal de diferentes conjuntos de metadados. O conteúdo foi organizado por programas e com até três gestores diferentes. A VSN elaborou esses dados para fornecer uma solução personalizada por meio de uma versão adaptada do VSN Explorer MAM e uma atualização de hardware para gerir os conteúdos.
As necessidades dos canais foram atendidas pela plataforma central da VSN, VSNExplorer, uma ferramenta baseada na Web que permitiu integrar o módulo MAM ao Central Storage do FUEL TV - um sistema NAS (4x10G-SFP +) para edição partilhada com controladores duplos e 16 discos rígidos de 4 TB com um capacidade bruta de 64 TB.
Parte 4: A rede
Embora composta de soluções diferentes para cada requisito, a proposta da VSN foi concebida e implantada como uma solução única, e por isso exigiu uma atualização de rede para sincronizar todos os módulos, alterando completamente o processo de trabalho e automatizando várias partes dele. Além disso, processos de negócios novos e automatizados foram implementados entre Crea TV, VSN MAM e OneTv pela primeira vez, pois a VSN não só foi capaz de fornecer uma atualização personalizada para cada uma das necessidades do FUEL TV, mas também uma remodelação completa da rede que contou com os engenheiros da VSN a trabalhar lado a lado com o pessoal do FUEL TV para ajudá-los com qualquer necessidade que surgisse durante o processo de atualização.
Hoje, graças a esta solução, o FUEL TV pode contar com um fluxo de trabalho totalmente automatizado para todo o sistema de arquivo, tráfego e reprodução que permite trabalhar de maneira fluida com vários formatos e sistemas de terceiros, sem sofrer incompatibilidades. Além disso, todos os conteúdos da empresa estão agora centralizados numa plataforma web que oferece a todos os profissionais a possibilidade de contar com acesso rápido e fácil aos seus arquivos de trabalho, além de promover o trabalho colaborativo entre todos eles.
"Estamos bastante satisfeitos com as soluções da VSN, que nos permitiram expandir o numero total de feeds que transmitimos para todos os pontos do globo a partir das nossas instalações, bem como entregar o nosso sinal a plataformas digitais. A integração entre os diferentes sistemas implementados, ajudam-nos a responder de forma rápida e fácil face ao aumento de necessidades operacionais que provêm de um maior numero de feeds.
Os engenheiros da VSN ajudaram e acompanharam-nos durante o processo de implementação de todo o sistema, bem como nos ajustes pós instalação, que não só foram fundamentais para aproveitarmos o melhor de toda a solução como foram fundamentais para adaptarmos a solução às nossas necessidades.
A plataforma VSN MAM é hoje uma peça fundamental na nossa equipa, não só permitindo armazenar e catalogar todos os nossos conteúdos, como também nos permite controlar e personalizar os acessos de toda a equipa de forma a automatizar e optimizar todos os workflows do FUEL TV.
O que nos leva a concluir que a solução da VSN foi uma boa aposta para o sucesso das nossas operações técnicas."
Eduardo Ribeiro - Head of Technical Operations
2019