Com o aumento de produções que exigem contribuição externa e remota, surge uma necessidade acrescida de encontrar soluções inovadoras, de encoding e decoding, tendo em conta três aspetos principais: Bitrate, Qualidade e Latência.
Tendo esses três aspetos em mente, apresentamos os encoders e decoders Monach EDGE da Matrox.
No que diz respeito a bitrates e qualidade, a Matrox teve o cuidado de integrar no Monarch EDGE um engine H.264 otimizado, o que permite reduzir e manter os bitrates a um nível excepcionalmente baixos, sem sacrificar a qualidade da imagem. Em casos onde a qualidade do stream é o fator chave, este equipamento suporta encodings de até 120 Mbps. O encoder permite o envio de quatro inputs com resolução de até 1080p60 ou de um input com resolução de até 2160p60, ao utilizar o perfil de encoding de alta definição 4:2:2 H.264. Esta possibilidade de enviar o mesmo input em várias resoluções, é útil para a monitoração remota do sinal.
E é nesta fase que surge a pergunta acerca da latência. Em produções em direto, a latência no transporte de sinais de alta definição pode ser prejudicial para produções remotas. O sincronismo entre o áudio e vídeo são difíceis de assegurar e os canais de retorno acabam por ficar atrás do que o que está a acontecer no local, afetando o trabalho e interação da equipa.
Com uma latência “glass-to-glass” que pode ser tão baixa quanto 100ms entre o input de vídeo no encoder e o output do vídeo no decoder, o Monarch EDGE consegue atingir um dos níveis de latência mais baixos do mercado no que diz respeito a redes 1GbE.
Em termos de sincronização entre equipamentos, todos os Monarch EDGE ficam ligados a um único relógio e cada stream fica registado com um timestamp que permite ao decoder alinhar os streams no output.
No entanto, para assegurar um resultado melhor, sugere-se que as câmaras ligadas ao encoder estejam com a funcionalidade de “genlock” ativa.
Caso não exista um sincronizador físico no local, o Monarch EDGE traz uma ligação jack de output para “genlock” com um sinal que pode ser distribuído a todas as câmaras.
Para além de todas as vantagens que já enumeramos esta solução da Matrox integra protocolos de streaming flexíveis para uso durante produções remotas. Em redes fechadas encontram-se disponíveis os protocolos MPEG-2 TS ou RTSP, enquanto que para destinos “cloud” ou quando a rede está congestionada o protocolo SRT seria o mais apropriado.
O kit de enconder/decoder Monarch EDGE está preparado ainda para conectar os sinais de tally, considerando que o sistema de tally é suportado pelo vision mixer e se encontra configurado no lado do decoder. São suportados até 8 sinais de tally que quando conectados ao decoder, são enviados para os outputs do encoder que por sua vez estão ligados às câmaras. Estes equipamentos também vêm equipados de duas entradas e saídas balanceadas para serem usadas com sistemas de intercomunicação.
Tanto o encoder e decoder vêm equipados com opções de conectividade flexíveis, preparadas para o futuro suportando 3G, 12G SDI e muito em breve será lançado um firmware que permitirá aos equipamentos suportar ligações ST 2110 em ligações de rede 25GbE.
Os encoders e decoders são compactos e práticos e foram concebidos para serem confiáveis. O ecrã frontal dos equipamentos permite ao utilizador aceder ao estado e configurações. Uma das grandes vantagens dos Monarch EDGE é a de poderem ser controlados remotamente utilizando o aplicativo Monarch EDGE Control Hub. Este software providencia aos utilizadores com o devido acesso, uma vista geral de todos os equipamentos na rede e acesso e controlo total a partir de uma interface simples e de fácil utilização.
Em resumo, este kit da Matrox é ideal para expandir o estúdio de produção a localizações remotas, por meio de uma ligação de rede. O Monarch EDGE pode processar o encoding de até 4 câmaras de fontes HD e 3G-SDI. Sempre que necessário, é possível conectar sinais 4K 12G-SDI ou quad 3G-SDI para enviar um stream em full-4K. Dada a sua natureza compacta até podem ser adicionados a um fly-pack ou a uma segunda unidade Monarch EDGE num espaço rack-1RU.