O IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia contactou a Pantalha no sentido de fornecer e instalar um sistema que permitisse aos seus alunos interagir e trabalhar com equipamentos e soluções que encontrarão ao longo das suas carreiras profissionais na área das Ciências da Comunicação.
A Pantalha recebeu o desafio com entusiasmo e agrado não só porque é um projeto que ajudará as próximas gerações de jornalistas a formar-se, mas também pelo desafio técnico de transformar uma normal sala de aulas num estúdio para a produção de conteúdos de rádio e televisão.
O objetivo dos docentes e equipa técnica da Instituição, enunciado na consulta feita ao mercado, era a criação de um estúdio multiusos, de rádio e de televisão, desenvolvido com base no conceito de Visual Radio, integrando no mesmo espaço uma redação com 10 postos de trabalho. Uma solução polivalente, que disponibilizasse as condições necessárias para que os seus alunos pudessem criar, simular, gravar e editar áudio e vídeo, dando uso à sua criatividade e ganhando experiência real de equipamentos que utilizarão no futuro. Com esse contexto, a Pantalha providenciou tanto os equipamentos técnicos como as condições para uma “produção melhor”: desde câmaras de vídeo, teleponto, microfones de lapela e de estúdio, equipamentos de Chroma, infraestruturas de iluminação e até o mobiliário das estações de trabalho.
Não obstante do sucesso na instalação e integração de todos os equipamentos, é natural que surjam obstáculos e desafios durante o processo. Este projeto não fugiu a essa regra e foi necessário ultrapassar questões de iluminação e proteção de luz natural, inevitáveis quando a fachada do edifício é composta quase exclusivamente de vidros. O isolamento sonoro, crucial em qualquer estúdio de produção, foi outro repto ultrapassado, num esforço conjunto da Pantalha e do IADE para providenciar a máxima proteção contra ruídos externos possível, que resultou na aplicação de uma carpete ao longo da sala e de uma cortina que serve tanto de isolamento sonoro como de luz.
Outro desafio importante que a Pantalha teve que ultrapassar prendeu-se com a retirada do teto falso para criar mais altura na sala, e as consequências de ter que instalar equipamentos entre as tubagens e condutas expostas, conseguindo que os projetores de iluminação e as câmaras do sistema de Visual Rádio ficassem com as simetrias e eixos necessários para que se alcançasse o melhor desempenho dos mesmos num curto e apertado espaço de trabalho.
Os estudantes podem agora beneficiar, para além de outras soluções, nomeadamente de produção de televisão, de um sistema de realização automática de Visual Rádio que, integrado com o sistema de automação de rádio, lhes permite criar produções completas. Uma solução que junta a imagem à rádio e, que permite: a integração de convidados que podem entrar nas suas produções remotamente, adicionar grafismos, videoclips e até uma contribuição externa de Chroma Key. Todas estas funcionalidades possibilitam simular diversos tipos de aplicações desde jornalismo de rua, a noticiários em estúdio, a criação de peças, ou até mesmo à interação com convidados remotos que vemos a acontecer cada vez mais recorrentemente.
A Pantalha não pode deixar também de referir alguns dos seus parceiros que providenciaram soluções que iam precisamente ao encontro do que o cliente solicitava:
- Visual Rádio e Contribuições Externas – MultiCAM Visual Radio e Airbridge
- Sistema de Rádio – Winmedia Radio
- Equipamento de vídeo – Blackmagic + Tripé Camgear + Teleponto Datavideo
- Equipamento de áudio – M-Audio + Rode + AKG + Behringer
- Equipamento KVM – Adder
- Iluminação – PrimeLux LED + Mesa DMX Showtec
“Foi um projeto extremamente desafiante, mas ao mesmo tempo muito entusiasmante, não só por podermos contar com o IADE como um cliente de referência, mas também pelo sentimento de ajudarmos as próximas gerações a que melhor se preparem para as suas futuras carreiras”, diz Pedro Jervis, Gestor do Projeto da Pantalha. “Sentimos um enorme prazer em fazer parte do futuro dos novos jornalistas e um grande orgulho em contar com o IADE como cliente de renome.”
Para Guilherme Simões, docente das unidades curriculares de Jornalismo Radiofónico e Jornalismo Televisivo no IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, “a Pantalha interpretou muito bem o desafio que lançámos e apresentou a proposta que melhor materializa a nossa visão de um estúdio polivalente, equipado com soluções de última geração, escolhidas também pelos principais operadores do mercado dos media em Portugal, que agilizam a produção e difusão de conteúdos para todos os outputs e permitem promover o trabalho autónomo dos alunos”.