Altice Portugal introduz equipamento RTS na sua estrutura
Equipamentos de intercom híbridos e portáteis permitem uma maior flexibilidade na sua comunicação interna e externa.
Sabemos que a nossa indústria, em fase de transição ainda, está recheada de equipamentos mais tradicionais e legacy enquanto novos investimentos se fazem para equipamentos mais modernos, com novas tecnologias e princípios de operação. Como consequência, as empresas deparam-se com o desafio de tentarem utilizar os seus equipamentos e infraestruturas existentes, cujo investimento já foi substancial, e ao mesmo tempo integrarem-nos com novos investimentos onde possível.
A Altice Portugal não foi exceção e necessitava de melhor a sua infraestrutura de intercomunicação, quer para os seus clientes externos como para comunicações internas com os seus operacionais de campo.
Desafio Externo
Para os seus clientes externos, a equipa da Altice em Monsanto (Centro Emissor de Sinais de Televisão) tinha um sistema legacy e estava dependente de telefonemas para alguns dos seus clientes de forma a informar ou receber informação, muitas vezes urgente. Pretendia-se, portanto, criar uma linha de comunicação mais direta e simples e adicionar uma ligação aos equipamentos de intercom já existentes nos seus clientes e através da infraestrutura da Altice já implementada, e que maioritariamente tomaria a forma de ligações de 4-fios (analógicas).
Com a solução ODIN da RTS, a Pantalha pode providenciar uma matriz com apenas 16 canais que aceita ligações digitais (OMNEO e DANTE) mas também até 16 ligações analógicas 4-fios. Com a possibilidade de expansão, via licença, de até 128 canais numa única unidade de rack (1RU), a Altice fica pronta para futuras expansões e adições de canais aos seus restantes clientes externos à medida das suas necessidades. Com a ajuda técnica da Pantalha na instalação, configuração e na definição dos pins corretos a ligar, a Altice ficou à distância do pressionar de um botão para entrar em contacto com alguns dos seus mais importantes clientes, e preparada para a futura digitalização dos mesmos.
Desafio Interno
Adicionalmente discutia-se a necessidade da Central técnica em Monsanto (atualmente designada por Vídeo Operation Center [VOC]) necessitar também de um método de comunicação remoto e que não estivesse dependente de chamadas telefónicas – não para os operacionais no terreno, mas para os seus colegas na central, que rapidamente se pode tornar caótico em alturas de grande pressão, e até impossível estar ao telefone com vários colegas e clientes em simultâneo.
A Pantalha apresentou a solução VLink da RTS que permite tornar qualquer aparelho móvel, e até portáteis e computadores, num painel de intercom. Fazendo a integração do servidor VLink com a matriz existente da ODIN, a Altice Portugal consegue que os seus operadores em campo utilizem os seus telefones ou equipamentos móveis via a aplicação VLink, e que os colegas da central consigam responder-lhes, individualmente, em simultâneo, para determinados grupos ou qualquer outra configuração que pretendam, com o simples pressionar de botões no seu painel KP-4016, reduzindo a complexidade e o stress de comunicação em todas as ocasiões, mas especialmente nas de intensidade e urgência elevadas.
Caso tenha alguma questão ou interesse em saber mais sobre as soluções RTS, entre em contacto connosco. Estaremos disponíveis para o apoiar nos seus projetos futuros.