SIC torna-se no maior centro de produção IP da Europa
A SIC, o primeiro canal privado da história da televisão portuguesa, viveu nestes meses momentos históricos com a mudança dos seus estúdios históricos em Carnaxide, onde iniciou as suas emissões em Outubro de 1992 para um moderno centro de produção localizado na sede do grupo Impresa em Paço de Arcos, na periferia de Lisboa. Neste espaço concentram-se agora todas as operações da Impresa, proprietária do jornal SIC e Expresso, entre outros meios. Apenas os estúdios onde são produzidos os programas de Cristina Ferreira e Júlia Pinheiro continuam, por enquanto, em Carnaxide, no Parque Holanda, espaço localizado em frente à atual sede do grupo que investiu mais de 10 milhões de euros na reunificação de suas atividades e colocando em curso um dos centros de produção mais inovadores da Europa.
A nova infraestrutura instalada não permitiu apenas que eles dessem o salto para a Alta Definição na produção de informação, mas também que fizessem uma mudança tecnológica histórica em Portugal: migrar do SD-SDI para o vídeo sobre IP sob o padrão SMPTE 2110.
Envolvidos em várias vertentes desta mudança, a Pantalha prestou os seus serviços de venda, instalação e suporte de 2 componentes chave nos novos estúdios da SIC – O sistema de Intercom e os painéis LED presentes pelos estúdios.
INTERCOM RTS
Possuidores das soluções de Intercom mais robustas e avançadas do mercado, a RTS apresentou-se à altura do desafio e em conjunto com a Pantalha instalou uma solução completa que permite às equipas de produção manterem-se sempre em contacto. Equipados com uma instalação de produção de vídeo de alta definição, a SIC aloja uma estrutura de matriz digital RTS ADAM, tendo a capacidade de receber um vasto leque de fontes digitais e analógicas. Com a maioria dos técnicos envolvidos exigindo várias linhas de comunicação, esta implantação fornece mais de 270 portas para tráfego interno, conectando os 23 painéis principais KP5032, os 26 painéis KP3016 e todos os outros painéis que reutilizaram das instalações antigas, localizados nas várias estações de trabalho, nas régies e estúdios. A capacidade da plataforma de intercomunicação RTS de combinar redes IP com equipamentos analógicos antigos é uma mais valia para toda a produção. A Frame RTS abriga as placas AIO para acionar os painéis principais e reutilizam as suas placas RVON-16 para conectar o sistema ao Parque Holanda, onde existe um sistema RTS antigo. Esta ligação assegura a comunicação através de sistemas, estúdios e equipas.
Adicionalmente, a SIC utiliza 8 Access Points (AP-1800) para servir as esquipas móveis dentro dos estúdios, permitindo por isso que os Beltpacks TR-1800 da RTS recebam qualquer sinal transmitido pelo sistema, mais uma vez assegurando a robustez e comunicação total entre todas as partes necessárias. José Lopes, diretor de Operações e Tecnologia da SIC, afirma: “O RTS ADAM é um sistema extremamente confiável e comprovado que nos permite escalar o que for necessário, desde a produção mais pequena à mais complexa. A fácil escalabilidade do sistema permite-nos também estar seguros se a determinado ponto precisarmos de adicionar mais equipamento Intercom. É por isso que contamos com a RTS e os serviços da Pantalha na nossa produção desde o início da SIC há 27 anos atrás.”
LED WALLS UNILUMIN
Displays de LED no Broadcasting
Os estúdios de TV de transmissão são ambientes especiais que exigem que a tela de LED opere com o brilho mais baixo possível, mas que ainda assim assegure a mais alta qualidade de imagem. Como principal produto deste projeto, os UpanelS da Unilumin são capazes de operar com baixo brilho e mantêm a mesma qualidade de imagem em plena capacidade de trabalho 24/7. A fiabilidade do equipamento também desempenha um papel importante no design dos cenários para o projeto. A falha do equipamento pode-se transformar em desastre durante o processo de transmissão ao vivo e é por isso que todo o equipamento devem funcionar sem problemas como o têm feito até aqui.
Unilumin UpanelS
O UpanelS é o produto especialmente indicado para aplicações internas, como salas de conferência, salas de controle, redações e emissoras de TV. Desde que foi lançado, o produto foi aplicado em muitos projetos de estúdios, como por exemplo, a Sky TV na Itália, a CNBC na Indonésia, e nos novos estúdios da SIC, claro está. Sendo um produto robusto, à prova de falhas, este pode ser invocado para os projetos mais exigentes.
Solução da Unilumin
Antes do início do projeto, a SIC pretendia utilizar telas de LCD como cenografia, uma vez que nunca aplicaram telas de LED nos seus estúdios anteriormente. A Unilumin, em conjunto com a Pantalha, insistiram em fornecer soluções LED e focar-se a orientar o cliente sobre as vantagens do display LED sobre o LCD. A partir daí o caminho ficou pavimentado para que a Pantalha e a Unilumin providenciassem a melhor solução possível com uma mistura de painéis de “fine-pitch” que variam entre o 1.5 e os 2.5 mm de dot pitch, cobrindo mais de 150m2 de ecrãs LEDs, assegurando desse modo uma solução que sirva as necessidades da SIC mas que fosse para além disso e assegurasse uma resolução e qualidade de imagem inigualáveis. Com um deadline extremamente apertado, a Pantalha e a Unilumin passaram semanas nos novos estúdios a montar e a instalar a solução, que apesar de ser um processo simplificado, houve todo um conjunto de fatores externos que tornou o processo mais complexo. No entanto, o deadline ficou cumprido e o resultado está à vista. Não só as equipas de produção ficaram extremamente satisfeitas com a qualidade de imagens disponíveis nos ecrãs, mas todo o grupo Impresa ficou impressionado, desde os pivots de notícias, aos jornalistas, aos executivos de topo e claro à sua vasta audiência. Este feedback foi cimentado com a SIC a alcançar outra vez o topo de audiências com os novos estúdios, algo que não acontecia há mais de 10 anos.
2018/2019