Acabámos de chegar da ISE 2025, mais uma edição marcada claramente pelo novo conceito "AV Broadcast". A convergência destas indústrias, até agora mais ou menos individualizadas, é clara e o benefício consequente é notório. Em breve iremos lançar novidades de alguns dos nossos parceiros! 🤝
Na indústria broadcast e media, o conteúdo vídeo continua a ser um ativo essencial, podendo este ser desde clipes noticiosos, a destaques desportivos, documentários, conteúdos promocionais, materiais de arquivo, entre muitos outros géneros. Contudo, para garantir o retorno significativo do investimento nos vídeos que produzimos, é fundamental adotar estratégias eficazes que permitam maximizar o seu ROI (retorno sobre o investimento).
A VSN, uma das empresas líderes em soluções de gestão media, apresenta uma abordagem abrangente para otimizar o ROI de vídeos, abordando as diversas fases do ciclo de vida deste tipo de conteúdo — desde a criação e gestão até à distribuição e análise.
Estratégias-chave para Maximizar o ROI
1. Definir objetivos específicos para cada tipo de conteúdo: nem todos os vídeos têm o mesmo propósito. Enquanto um clipe promocional pode ter como objetivo gerar notoriedade de uma marca, um documentário pode focar-se na credibilidade. Definir metas claras e mensuráveis para cada conteúdo é o primeiro passo para alinhar os esforços na produção com os resultados expectáveis.
2. Utilizar análises avançadas: a análise de dados é uma ferramenta poderosa para otimizar o desempenho dos vídeos. Ao adaptar abordagens analíticas ao tipo de conteúdo, é possível obter insights valiosos sobre o comportamento da audiência e identificar quais os formatos que geram um maior engagement. Por exemplo, vídeos promocionais deverão resultar melhor em ambientes de redes sociais, enquanto documentários terão melhor performance em plataformas OTT.
3. Otimizar os fluxos de trabalho: cada tipo de vídeo requer um fluxo de trabalho específico. Sistemas avançados, como o Media Asset Management (MAM), são cruciais para acelerar os processos de produção e distribuição, alcançando mais rapidamente o público-alvo e reduzindo os recursos durante o processo.
4. Personalizar o conteúdo: personalizar de acordo com as preferências da audiência é essencial para maximizar o impacto. Independentemente do tipo de conteúdo, tal permitirá prolongar a longevidade e a relevância dos vídeos para a audiência para a qual foram produzidos.
5. Monetizar o conteúdo além do uso inicial: explorar de que forma os vídeos podem ser monetizados de outras formas para além da inicial, por exemplo, permitir que terceiros utilizem o conteúdo noutras produções, como anúncios, ou torná-lo exclusivo a uma plataforma para atrair subscritores ou integrar patrocínios.
6. Avaliar e ajustar estratégias continuamente: num setor de media em constante evolução, o que resulta hoje pode não ser eficaz amanhã. A avaliação contínua e constante de métricas e a adaptação das estratégias são essenciais para manter a relevância e maximizar o ROI a longo prazo.
Casos de Sucesso na Maximização do ROI
A VSN destaca exemplos práticos de como broadcasters têm beneficiado de sistemas MAM para otimizar os seus processos.
Caso 1: um canal de notícias que queria manter-se competitivo nas redes sociais, decidiu adotar o sistema. Desta forma, conseguiu reduzir o tempo da publicação de clipes em plataformas sociais de 30 minutos para apenas 5, o que resultou num aumento da interação do seu público em 50% e um aumento em 15% de novos seguidores em pouco tempo após a aquisição do sistema.
Caso 2: uma emissora de TV, com décadas de conteúdo arquivado, queria saber como poderia reaproveitar esse mesmo conteúdo. Após a implementação de ferramentas avançadas de análise e um sistema MAM, conseguiu identificar padrões de consumo nos seus arquivos, o que fez com que começasse a desenvolver documentários relacionados com o conteúdo de mais interesse, tendo sido promovidos em plataformas OTT, resultando num aumento em 20% das assinaturas nessas plataformas em apenas seis meses.
Caso 3: um broadcaster desportivo detinha uma grande quantidade de conteúdo que deveria ser reaproveitado para publicação em diversas outras plataformas. Devido a fluxos de trabalho fragmentados e à falta de integração entre as equipas, esta oportunidade para ampliar a monetização dos seus conteúdos tornava-se limitada. Com a implementação de um sistema MAM com Inteligência Artificial (AI) integrada, conseguiu automatizar a criação de destaques e de vídeos personalizados, através de uma seleção automática de momentos-chave nos eventos desportivos, como golos, reações de jogadores, entre outros momentos. Assim, conseguiram transformar horas de emissão em vídeos curtos para as redes sociais ou resumos dos jogos para outras plataformas. Desta forma, alcançaram um aumento em 40% de engagement nas suas redes sociais, bem como um aumento em 25% nas visualizações de conteúdo desportivo em plataformas OTT.
Conclusão
Maximizar o ROI de um vídeo não é uma tarefa genérica. Requer uma abordagem estratégica que contemple a diversidade de formatos e objetivos. Ao definir metas claras, otimizar fluxos de trabalho e explorar novas oportunidades de monetização, as equipas de media podem garantir que cada vídeo produzido consiga gerar o máximo valor.
Se sente necessidade em aumentar a forma como gere os seus conteúdos, nós podemos explicar em detalhe como em parceria com a VSN, pode rentabilizá-los ao máximo. Entre em contacto connosco pelo e-mail geral@pantalha.pt ou pelo telefone 21 754 36 40.
Fevereiro, 2025