Na edição de 2024 da IBC, várias empresas líderes em tecnologia de broadcast e media, incluindo a Ross Video, a RTS Intercom Systems, a VSN e a Intinor, estão a revelar inovações tecnológicas que prometem redefinir o cenário da produção e distribuição de conteúdo audiovisual.
Além da Ross Video comemorar os seus 50 anos, este parceiro apresenta um largo conjunto de novas soluções. Uma das inovações mais marcantes é o Artimo, uma solução robótica para câmaras de estúdio que combina a flexibilidade de um pedestal móvel, com a fluidez de movimentos característicos de um dolly ou de um jib. Este sistema permite capturas precisas, oferecendo uma maior liberdade criativa. Já o Carbonite Code é outro avanço significativo, sendo este um switcher de produção baseado em software otimizado para fluxos de trabalho NDI, oferecendo baixa latência e uma alta eficiência, especialmente para produções ao vivo.
A Ross Video também revela melhorias substanciais no seu sistema de grafismo XPression, com atualizações nos motores 2D e 3D, bem como uma nova versão do software que facilita a sua implementação na cloud, incluindo suporte para grafismos HTML5 e permitindo a transmissão e produção de canais diretamente na web. Além disso, é possível conhecer a nova atualização do sistema de produção Quorum 2.0 que permite uma escalabilidade significativa e suportando múltiplas salas, otimizando a eficiência e os resultados das produções em diferentes ambientes; o processador de vídeo, Mosaic, para displays de grande escala, que oferece uma precisão de pixel em ecrãs com mais de 49 milhões de pixéis em modo UHD; o editor de vídeo baseado na web, Streamline v12, que simplifica a colaboração e a eficiência em ambientes de broadcast; o OverDrive / CX-D Panel, um painel de controlo CX para automatização de estúdio com um novo design e capacidades expandidas e, por fim, a mais recente versão do sistema de Redação Inception v17 + Mobile app 2.1, um editor com integração ao XPression DataLinq™.
A RTS Intercom Systems destaca-se com a introdução da série PH+ de auscultadores de redução passiva de ruído, concebidos especificamente para profissionais de broadcast. Inspirados nos reconhecidos auscultadores Telex Airman, os modelos PH+ oferecem um isolamento acústico superior, ideal para ambientes ruidosos, como estúdios ao vivo ou eventos ao ar livre. Foram concebidos de forma mais ergonómica, garantindo todos os ajustes de forma a ser mais seguro e confortável. O microfone pode ser colocado em qualquer dos lados, sendo também equipado com tecnologia de cancelamento de ruído passiva, para garantir uma transmissão de voz clara e precisa.
A VSN apresenta-se com uma nova identidade visual, lançando um novo logótipo, uma nova paleta de cores e tipografia, refletindo assim a nova visão da empresa e enfatizando o seu recomeço agora com a liderança de Fabio Gallo. Além disso, a VSN destaca a introdução da sua nova funcionalidade Multicanal no seu sistema, que permite a gestão de múltiplos canais de grelhas ou playlists a partir de uma interface única. Esta inovação simplifica significativamente as operações, aplicando automaticamente as alterações a todos os canais de um grupo selecionado, eliminando a necessidade de múltiplas configurações manuais.
Por outro lado, a Intinor foca-se na fiabilidade e qualidade do envio de vídeo pela Internet com a introdução de um fluxo de trabalho de streaming SRT redundante, sendo um dos poucos fabricantes de encoders a suportar este método de transporte de sinais IP. Este sistema assegura transmissões ininterruptas ao alternar automaticamente entre diferentes caminhos de Internet, utilizando o padrão SMPTE ST2022-7 para garantir a compatibilidade com diversos codificadores e routers SRT. Além disso, a Intinor lança um novo e melhorado codec HEVC/H.265 para os seus dispositivos Direkt link e Direkt router, oferecendo ajustes flexíveis de parametrização para equilibrar a qualidade de imagem com a eficiência de larga banda. A empresa também expande as capacidades da sua nova interface de gestão, IDM, que agora suporta entradas/saídas SDI personalizáveis e resoluções 4K, DVB Compliance, entre outras funcionalidades numa interface mais moderna e intuitiva.
Cada uma destas empresas está a pavimentar o caminho para a próxima geração de tecnologia de broadcast, com soluções que não apenas atendem às demandas atuais, mas também antecipam as necessidades futuras do setor.
Setembro, 2024